Geoprime
Sáb, 28 de Novembro de 2020
Home GEOPRIME RESPONDE Qual a profundidade final de um furo de sondagem?
Qual a profundidade final de um furo de sondagem?

 

Resumidamente, a sondagem de simples reconhecimento (ou sondagem à percussão – SPT) constitui-se em registrar as “batidas” necessárias para inserir um amostrador no solo, por isso o nome “sondagem à percussão”.

A Norma Técnica Brasileira que preconiza os trabalhos de sondagem de solo (ABNT/NBR 6484 de 2001) determina que uma sequência de batidas para um determinado “avanço” do amostrador no solo é um dos fatores determinantes para se encerrar os trabalhos no furo em questão.

Quando a contagem destas batidas são números elevados (geralmente maiores que 30 e menores que 50 golpes/batidas), com determinada repetição, pressupõe-se tratar de um solo de boa resistência, após, evidentemente, análise deste solo por profissional técnico qualificado.

Para Belo Horizonte e região, após muitas sondagens realizadas, considera-se (a título de orçamento e informação) a profundidade média de 15 metros como uma profundidade comum de paralisação das perfurações no furo, lembrando que existem muitas variações em função da região e do tipo de solo local.


Copyright 2011 © All Rights Reserved – Geoprime Engenharia de Solos Ltda.